quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Floresta dos Suicídios - Japão

* Desde que vi o post Japan's Suicide Forest no Boing Boing, não paro de pensar no assunto. Já tinha lido sobre a tal "floresta mal-assombrada na base do Monte Fuji" (há uma média de 30 suicídios por ano ali), mas nunca tinha visto um vídeo sobre ela.

* E não é um vídeo qualquer: ele é bem editado, com uma trilha sutil e chega a ser assustador de tão... calmo. A tranquilidade do senhorzinho descrevendo os corpos, mostrando os objetos deixados pelo caminho, abrindo as barracas vazias ou com esqueletos, tocando as cordas ainda amarradas nas árvores e lendo os bilhetes de despedida... é perturbadora.

* São vinte minutos de um "mini-documentário" e ele está com legendas em português! Não consigo incorporar o vídeo aqui, mas dá para clicar na imagem abaixo e assistir pelo BoingBoing. Recomendo:

>> Impressionante:

"Chamada de 'o lugar perfeito para morrer', a Floresta Aokigahara leva o segundo lugar no ranking de lugares mais procurados pelos suicidas. O primeiro é a Golden Gate Bridge. Desde 1950, executivos japoneses perambulam por lá, e ao menos 500 deles nunca voltaram. Há uma média de 10 a 30 suicídios por ano no lugar, com um recorde de 78 suicídios em 2002."
(*via Atlas Obscura)

"Depois que o romance Kuroi Jukai (The Black Forest - 1960 - escrito por Seicho Matsumoto, no qual um jovem apaixonado se suicida na floresta), foi publicado, pessoas começaram a tirar as suas vidas na Floresta Aokigahara, numa média de 50 a 100 mortes por ano. Há tantos corpos na floresta que a Yakuza paga aos mendigos para que vasculhem a floresta e roubem os pertences dos mortos. As autoridades locais retiram os corpos somente uma vez ao ano."
(* via Boing Boing)

>> MAIS:

* Várias séries, filmes B e outras histórias acabaram sendo inspiradas pela fama mórbida da floresta, e na busca, acabei achando esse aí - The Forest.

* Um filme americano (claro!) sobre uma "modelo sexy" (claro!) que se suicida em Aokigahara e cujo espírito "demoníaco" volta com sede de vingança (claro!). Melhor ver o trailer:

* O filme foi (ou deve ter sido) lançado este ano, dirigido por Shan Serafin.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

one day - david nicholls

>>> UPDATE

* Um trechinho do livro acima que grudou na minha cabeça:

"Ela toma litros de café, e faz observações e anota suas ideias com a melhor caneta-tinteiro, nas páginas dos caderninhos mais caros. E às vezes, quando não sai nada, ela se pergunta se tinha mesmo uma paixão por escrever, ou se tudo não passava de um fetiche por artigos de papelaria.

Porque o verdadeiro escritor, o escritor nato, rabisca qualquer coisa em resto de lixo, no verso de uma passagem de ônibus, na parede de uma prisão..."


--> Confundir "paixão por escrever" com "fetiche por artigos de papelaria": QUEM NUNCA?

--> PARA COMPRAR (o livro):

* As livrarias de Portugal já vendem a tradução desde julho:


* Por aqui, dá para encomendar o original pela Livraria Cultura (sai por $34 reais) - a edição brasileira sai só no ano que vem:


************ UPDATE ****************

* O foco era no trecho "fetiche por artigos de papelaria", mas achei melhor enfatizar que SIM, o livro é lindo e é daqueles que você não quer que termine nunca. "20 anos, Duas Pessoas, Um dia". O dia é 15 de julho. As duas pessoas são Emma & Dexter. E não posso contar mais nada. =)

* O livro é ultra mega inglês, vale ler no original porque vai ser bem difícil passar certas ironias/gírias/analogias para o português.

* Meninos: NÃO é "chick-lit" ou, "livrinho pra menina".

* O livro vai virar filme! Anne Hathaway será Emma. Jim Sturgess, Dexter.


* Dá para ver várias fotos das filmagens aqui.

* O site oficial do LIVRO é lindo, e tem alguns vídeos/teasers para quem ainda não se convenceu a ler. =)

[ ONE DAY - site oficial ]

"YOU CAN LIVE YOUR WHOLE LIFE NOT REALIZING THAT WHAT YOU'RE LOOKING FOR IS RIGHT IN FRONT OF YOU"