domingo, 28 de outubro de 2007

ONCE: musical indie-fofo-folk


* Eu não costumo confiar em filmes "menino-encontra-menina" porque é sempre a mesma ladainha. Prefiro o tipo "menino-encontra-menina-e-dá-tudo-errado-no-final", como em Closer e Match Point.

* O filme irlandês ONCE (dirigido por John Carney), além de ser um romance é um musical. Eu odeio as duas coisas.

* Maaas, detalhe: é um musical folk. O "menino irlandês" e a "menina Tcheca" são os dois personagens centrais que formam um casal-não-casal de músicos talentosos e chorosos, uma mistura (musicalmente falando) entre Coldplay e Damien Rice.

* OK. Vamos combinar que a definição de folk se perdeu completamente no tempo, e que qualquer pessoa com uma idéia na cabeça e um violão na mão acha que faz "folk". Tem um pla-ne-ta separando Joni Mitchell de Wilco e de Devendra Banhart, mas dizem que é tudo "folk". Se Devendra é freak folk, vamos dizer que o filme seja "pop folk", apesar de eu achar que é tudo "pop romântico" e que os indies usam o termo "folk" só para dar uma glamourizada na coisa.

* As músicas são bem bonitas, mas a história fica por aí. A idéia foi mesmo fazer um disco visual, ou um vídeo-clipe de duas horas com 10 músicas. Pode parecer tortura, mas passa rápido e é fofo sem ser (muito) piegas. A música principal gruda na cabeça por semanas, o que comprova a idéia de que o "álbum visual" funciona muito mais que martelar uma música no rádio. Ela está abaixo.

Glen & Marketa - "Falling Slowly"



* Curiosidades que deixam "a vida" mais interessante que "a arte":

- Glen Hansard, que faz "o menino", era o guitarrista no filme "The Commitments". Ele é guitarrista e vocalista da banda The Frames, que já está no sexto CD e que depois do fime caiu nas graças do Bob Dylan. E do Steven Spielberg.
- Markéta Irglová, que faz "a menina", é uma menina prodígio que toca piano desde os sete e aprendeu a tocar guitarra sozinha aos 9. Ela conheceu Glen Hansard aos 13 anos, quando a banda dele foi tocar na República Tcheca. Eles ficaram impressionados com o talento da menina, a convidaram para tocar uma música no palco, e nunca se esqueceram dela.
- Seis anos depois, os dois estão juntos na vida real, gravaram um CD e vão excursionar pelo mundo. Ele aos 37 anos, ela aos 19. E serão felizes para sempre.

Um comentário:

Ferr disse...

eu nunca soube bem o que é folk.