segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os Famosos e os Duendes da Morte

* Pena que perdi esse filme no cinema! Não li as críticas quando ele foi lançado e nem sabia qual era a história. Achei esse poster tão delicado e gostei da menina hippie, misteriosa & triste nele. O típico "julgando pela capa", no bom sentido. Também achei que o poster tinha cara de "foto de Tumblr" (quem tem Tumblr vai entender essa referência). Mais uma vez, no bom sentido. Não costumo escolher filme assim, claro, mas com esse tive sorte.

* Fiquei surpresa com a estreia do Esmir Filho na direcão de um longa. Não dá para contar o que se passa na história porque o filme deve ser visto como uma viagem sensorial, o enredo é o de menos. Não dá para falar da música sem citar a fotografia, ou elogiar o trabalho dos atores (os dois amigos centrais são perfeitos para o papel) sem citar as tomadas longas, silenciosas e poéticas a la "Gus Van Sant" do diretor: tudo está perfeitamente conectado.

* É um filme com um tema universal (angústia adolescente, isolamento numa cidade do interior, comunicação online, mãe solitária, etc) e bem atual, com todas as referências obrigatórias para os anos 2000 (blogs, Flickr, msn, etc.), mas nada disso é gratuito. Cada referência pop/internética é uma peça chave do mistério que se revela aos poucos. Lindo.

>> Trailer:

* Passei o filme encantada com o folk sussurrado e sensível (redundante?) onipresente na trilha. Às vezes Dylan, às vezes Beck nesta fase. E é Nelo Johann, fotinho abaixo, o responsável por ela. Nunca tinha ouvido falar dele e assim que acabou o filme fui fuçar os vídeos, baixei o que tinha disponível na internet e tentei saber mais sobre o cantor.

>> Não descobri muito, só que: é gaúcho do interior do Rio Grande do Sul, "antropólogo não praticante", já gravou 12 álbuns em seu quarto (bed-fi!), abriu para a Cat Power no show de Porto Alegre, gosta de pickles e tem medo de peixes. =))

>> Alguns vídeos dele no YouTube, abaixo (não gostei dos vídeos ao vivo...). O meu preferido é este, Bows & Ribbons:




>> Mais info:

>> Para baixar todos os álbuns de Nelo Johann:

[ NELO JOHANN ]

Nenhum comentário: