quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Floresta dos Suicídios - Japão

* Desde que vi o post Japan's Suicide Forest no Boing Boing, não paro de pensar no assunto. Já tinha lido sobre a tal "floresta mal-assombrada na base do Monte Fuji" (há uma média de 30 suicídios por ano ali), mas nunca tinha visto um vídeo sobre ela.

* E não é um vídeo qualquer: ele é bem editado, com uma trilha sutil e chega a ser assustador de tão... calmo. A tranquilidade do senhorzinho descrevendo os corpos, mostrando os objetos deixados pelo caminho, abrindo as barracas vazias ou com esqueletos, tocando as cordas ainda amarradas nas árvores e lendo os bilhetes de despedida... é perturbadora.

* São vinte minutos de um "mini-documentário" e ele está com legendas em português! Não consigo incorporar o vídeo aqui, mas dá para clicar na imagem abaixo e assistir pelo BoingBoing. Recomendo:

>> Impressionante:

"Chamada de 'o lugar perfeito para morrer', a Floresta Aokigahara leva o segundo lugar no ranking de lugares mais procurados pelos suicidas. O primeiro é a Golden Gate Bridge. Desde 1950, executivos japoneses perambulam por lá, e ao menos 500 deles nunca voltaram. Há uma média de 10 a 30 suicídios por ano no lugar, com um recorde de 78 suicídios em 2002."
(*via Atlas Obscura)

"Depois que o romance Kuroi Jukai (The Black Forest - 1960 - escrito por Seicho Matsumoto, no qual um jovem apaixonado se suicida na floresta), foi publicado, pessoas começaram a tirar as suas vidas na Floresta Aokigahara, numa média de 50 a 100 mortes por ano. Há tantos corpos na floresta que a Yakuza paga aos mendigos para que vasculhem a floresta e roubem os pertences dos mortos. As autoridades locais retiram os corpos somente uma vez ao ano."
(* via Boing Boing)

>> MAIS:

* Várias séries, filmes B e outras histórias acabaram sendo inspiradas pela fama mórbida da floresta, e na busca, acabei achando esse aí - The Forest.

* Um filme americano (claro!) sobre uma "modelo sexy" (claro!) que se suicida em Aokigahara e cujo espírito "demoníaco" volta com sede de vingança (claro!). Melhor ver o trailer:

* O filme foi (ou deve ter sido) lançado este ano, dirigido por Shan Serafin.

4 comentários:

Leonardo disse...

Muito interessante! O vídeo é realmente muito bom. O japoneses não encaram o suicídio da mesma forma que nós ocidentais, muitas vezes os suicidas são visto como pessoas honradas por tomarem tal decisão. Por aqui, suicídio é crime, caso não dê certo, é claro!

Daniel disse...

Incrível isso. Mais bacana que aquele documentário do Golden Gate( que não é ruim).

Agora, se fosse no ocidente(Brasil)..
o local seria literalmente uma rave; em tempo integral!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, tentativa de suicídio não é crime no Brasil. Segundo, deveriam fazer um documentário sobre o shoping Pátio Brasil em Brasília. Foi preciso fazer até reforma pra tentar parar os suicídios.

lareessa disse...

Achei essa ilustração desse lugar achei bem bonita e sombria ao mesmo tempo!

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRr7kJ7BjXIyY1lVCVHKk_cPtsTO1jOfRo-rNAhH9w2sa6Ewr0vfw