terça-feira, 22 de agosto de 2006

Kikitos na Família!

A irmã mais nova da família multimídia recebeu 3 Kikitos em Gramado pelo curta "Manual para atropelar cachorro".

Olha só:

O 34º Festival de Gramado de Cinema Brasileiro e Latino concedeu ao filme : " MANUAL PARA ATROPELAR CACHORRO", os seguintes prêmios:

1. PRÊMIO DA CRÍTICA – MELHOR CURTA METRAGEM BRASILEIRO
2. MELHOR FILME - JURI POPULAR
3. PRÊMIO CANAL BRASIL

Parece nada demais, mas eu sei o quanto esses meninos lutaram por isso. Noites e noites sem dormir, grana saindo de onde não tinha como, arrecadação, ajuda de amigos, lucro zero, caça a patrocínio, etc. Tanto trabalho para 20 minutos de história.

Mas são esses pequenos reconhecimentos que fazem tudo valer a pena, e dão o empurrão que faltava para que outros projetos saiam da gaveta.

A equipe (Pupu ma Sista, Rafael Primo e Daniel Gaggini) já finalizou outro curta esse ano ("Bosta de vaca") e tem um longa a caminho.

"Manual" conta a história de Mojo, um jovem solitário fanático por filmes, que trabalha numa pequena videolocadora de São Paulo e tem sonhos que nunca se concretizarão.

Depois de passar seus dias enfurnado num prédio, sem motivo aparente resolve extravasar seus impulsos reprimidos e relaxar o estresse atropelando cachorros vira-latas.

ok. Também abomino essa idéia de sair por aí atropelando qualquer coisa que se mova. Seja um rato ou um pombo piolhento. Mas aqui tem uma "outra leitura" para vira-lata que não vou contar para não soltar 'spoiler'.

Perceba o uso de "outra leitura", muito usado nesse meio intelectual. Se bem que eu prefiro os termos usados nas entrevistas do GNT Fashion, em época de SPFW: "nós brincamos com as cores e...", "nosso desfile remete a...", "nós flertamos muito com o...", "o homem da marca X é um homem que...".

Voltando. Não sei se haverá exibição aqui em SP de novo, mas sei que vai ter festinha de comemoração para arrecadar $$$ para o novo filho. Na festa vai dar para assistir, então chamamos todos.

No elenco: Bárbara Paz, Zezé Polessa, Rafael Primo, Ary França, Rubens Ewald Filho,Tuna Dwek e Cynthia Falabella.

A trilha é fofa, com músicas japonesas e tiradas de filmes antigos. A edição é moderna e rápida, e eles colocaram uns 'recortes' de cenas sobrepostas que dão uma cara de quadrinhos ao filme...

É isso. E eu fiquei bem feliz com meu Kikito de chocolate.

***ADENDO: atualizando o post. Deu no Estadão:

De volta aos curtas, a delicadeza e poesia de Esmir Filho e André Ristum foi atropelada, na quinta-feira, pela crueldade de Rafael Primo, com seu manual para matar cachorros.
Misturando gêneros e estilos, o filme trata de neuroses urbanas, contando a história desse sujeito reprimido que trabalha numa locadora e extravasa suas angústias por meio da violência, dirigida contra cães e cadelas, sendo estas as
próprias mulheres (iiiih, olha o spoiler no texto!).
O jogo é duro, mas foi interessante ver o Manual em meio a uma platéia de
jovens escolares, como fez o repórter, ontem de manhã.
Se não exatamente o tema, que pode ser definido, a grosso modo, como a desumanidade do mundo atual, a força audiovisual da obra de Primo encontrou eco no público jovem.
Luiz Carlos Merten
O ESTADO DE S.PAULO
19 de agosto
de 2006

2 comentários:

Kamille disse...

É baseado numa história do Daniel Galera, né? Ele é muito bom!

fernanda disse...

parabéns de novo!
e olha só: um primo meu tb ganhou kikito! vou procurar saber exatamente em qual categoria e te falo.
:)