sábado, 15 de agosto de 2009

Leitura de Férias II: Secret Lives of Great Authors

***UPDATE NO FINAL DO POST ***

Tudo o que você sempre quis saber sobre Literatura, mas era jovem demais para perguntar:

* Este post estava armazenado desde as férias de janeiro (eu sigo o padrão "férias escolares", certo?), mas por algum motivo sempre tive preguiça de termina-lo. Durante esta semana febril, resolvi reler alguns trechos do livro e me empolguei novamente.

* "Secret Lives of Great Authors" é um "tablóide" literário delicioso com mais de 300 páginas de fofocas, escândalos, crimes, tragicomédias e barracos memoráveis na "vida real" de grandes romancistas e poetas. Quase que um "A vida como ela é" que deixaria o Nelson Rodrigues morrendo de vergonha.

* O americano Robert Schnakenberg, responsável pela compilação maldosa, explica que ele só reuniu curiosidades que não temos coragem de perguntar aos professores, como: "na real, o que rola com o Lewis Carroll e essas garotinhas?", "é verdade que o J.D.Salinger bebia a própria urina?", "com quantas mulheres e homens Lord Byron transou?", etc. 

* Usei "tablóide" ali não por acaso: a melhor parte do livro são as "manchetes" dramáticas e sensacionalistas que abrem cada capítulo, sempre muito bem acompanhadas de ilustrações coloridas (e sacanas).

* Todos os capítulos seguem a mesma linha: abrem com uma fichinha-perfil de cada escritor com o nome, data de nascimento, signo (??), estilo literário, trabalhos mais conhecidos e um quote marcante. Escolhi o do Kerouac para ilustrar:

* Depois de um lead rápido para situar o leitor com um quem-onde-como-quando-porque, seguem os textos curtos e ambíguos, sempre com um título duvidoso jogando com as palavras em inglês. Não sei se alguém traduziu ou vai traduzir este livro por aqui, mas vai ser trabalho de gênio conseguir o mesmo efeito em português sem mudar o sentido do texto original...

* "PAPA DON'T PUNCH", por exemplo, é o título que abre o perfil do Hemingway, aqui nessa ilustração socando um crítico que ousou falar mal de um dos seus livros:

* Mais algumas: abaixo, o folgadão beatnik Kerouac, que vivia de favor na casa dos amigos, bebia "como um gambá", andava descalço pelas ruas e era um inconveniente sem noção:

* Ou então o James Joyce, que ganhou a ótima "manchete": "Portrait of the Artist as an Old Perv". Esse capítulo é nervoso. O senhorzinho Joyce, além de meio sadô-madô, adorava mandar cartas pornográficas para o amor da vida dele. Nelas, ele pedia para levar umas palmadas e ser chicoteado ("I would love to be whipped by you, Nora love!"). Em uma das cartas, ele a chama carinhosamente de "arse full of farts". Melhor nem traduzir. Olha o casal aqui:

* O meu exemplar veio pesando na bagagem de um amigo paciente, mas dá para encomendar aqui. Mesmo que todas essas informações estejam no Google/Wikipedia,  o tom "imprensa marrom" do livro e as ilustrações fazem diferença e deixam a leitura (são mais de 300 páginas, afinal de contas) muito mais divertida.

* Alguns outros escritores "revelados" no livro: Shakespeare, Poe, Dickens, Tolstoy, Mark Twain, Oscar Wilde, Virginia Woolf, Kafka, Fitzgerald, Tolkien, Faulkner, etc. Aliás, o Kafka está na capinha lá na primeira foto, identificado como "The Nudist Perv". =)

* Todas as ilustrações foram feitas pelo italiano Mario Zucca, que merece um post a parte. 

--> Post Anterior:

[ Leitura de Férias I ]

*** UPDATE ***


* A Vivian avisa nos comentários que existe uma edição nacional e que ela custa apenas R$9,90 no site do Submarino!!!! Clique aqui para comprar. Por esse preço, vou comprar só para ver a tradução! =))

* Na versão brasileira as ilustrações são do cartunista gaucho Allan Sieber! Ficou assim:

2 comentários:

Vivian disse...

Esse livro, em português, está a venda no Submarino por módicos r$ 9,90. http://www.submarino.com.br/produto/1/21394488/vida+secreta+dos+grandes+autores,+a

Unknown disse...

Muito obrigada, Vivian, já atualizei o post!!
Adorei o precinho e essa edição muito me interessa. ;-)