terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

"Pede pra sair!" x "Ask to quit!"

"You're a bufoon!"

* Que dó do Capitão Nascimento berrando em inglês frases tão patéticas quanto "You're a bufoon!". Pior ainda: sendo 'dublado' por uma mulher. Em tradução simultânea. Com legendas em alemão.

* Não dá para ficar pior que isso. Ou dá, já que a coitada da mulher ainda teve que 'dublar' o pelotão inteiro do BOPE, berrando coisas que só fazem sentido em... bem, que não fazem sentido em língua alguma.

* Claro que mais da metade da "graça" do Tropa de Elite (em inglês, "The Elite Squad") depende da linguagem, então imaginem a cara das pessoas durante a primeira exibição internacional do filme ontem, em Berlim. Segundo o G1:
"(...) a maioria das expressões que fazem do filme um dos mais citados do cinema brasileiro recente não foi simplesmente traduzida. Como traduzir, e narrar, ao mesmo tempo, expressões como “vaza”, “xaveco”, "caveira!" (o grito de guerra do BOPE era simplesmente ouvido, mas não houve como explicar para a platéia o que significava o tal grito toda vez que ele era repetido no filme). (...) Sem contar que "põe na conta do papa" não tem a mínima graça quando traduzido para "on the pope's account".
* Eles fizeram uma tabelinha ótima mostrando a tortura que fizeram com a tradutora de plantão:

--> Para ler: [ Estréia Internacional de Tropa de Elite ]

* Para completar, a revista Variety considerou o filme "fascista". Jura? E a gente nem tinha percebido, hein? Segundo o crítico Weissberg, "ainda que o filme tenha sido o mais visto de 2007 no Brasil, o público de filmes de arte não deve perdoar o inescapável ponto-de-vista de direita".

* Eu tenho muita preguiça do "público de filmes de arte".

--> Para ler: [ Variety Aponta Fascismo em Tropa ]

ps: apesar dos diálogos terem passado em branco, a reação da imprensa internacional foi "positiva", segundo o G1. Diz o artigo que, "a imprensa estrangeira, obviamente, não entendeu metade das tiradas hilárias do Capitão Nascimento, mas adorou a “cena da granada".

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, que bom que você voltou. Adorei as notícias e os textos.
E estou com você sobre o Corey. Mas eu gostava mais dele em Sem licença para dirigir e Os garotos perdidos. Lucas eu choro sempre que assisto.
Beijos, te adoro.

Anônimo disse...

Dei uma passada... que alegria.... você voltou...gosto do seu estilo de escrever...

Rê Gallo disse...

Aêêêê, pique total.
Valeu pelo linquezinho. Bjs.

Anônimo disse...

...amei! so voce pra me trazer as melhores noticias da terrinha!

...valeu pelo link tambem!

beijocas