terça-feira, 22 de julho de 2008

A "Tendência Pompeii"

* Não sei se virou moda, e também estou procurando outros exemplos, mas dois vídeos lançados esta semana usaram a técnica "Pompeii" de efeito cult.

* Técnica Pompeii é como eu chamo os vídeos com: bandas tocando em um ambiente dramático & quase épico; deserto ou florestas ou montanhas ou vulcões servindo de palco; close dos amplis empilhados e de todos os instrumentos; figurino impecavelmente 70's (nada de barriguinha); pose retrô para a câmera; take aéreo mostrando as dimensões do local de filmagem e o vento (ou ventilador) soprando os lenços no pescoço e os cabelos compridos.

* O Pink Floyd ainda não usava lenço palestino como acessório de moda indispensável, mas tenho certeza de que eles são os culpados pela tendência "show de dimensões épicas" nos vídeos abaixo. Alguma dúvida?

The Fratellis - Look Out Sunshine


Midnight Juggernauts - Into the Galaxy

* E, para quem passou o colegial sem ver isso, ou abusou muito nessa época e nem se lembra, eis o original. É épico, filmado dentro de um anfiteatro em ruínas, tem várias partes bem longas e eu escolhi a primeira que achei porque não tive paciência:

Pink Floyd - Live @ Pompeii



* Adorei a música e o vídeo do Midnight Juggernauts. Reparem no estilo do baterista que abre o vídeo todo posudo (aka, gatsinho) e parte de moto mais posudo ainda, até encontrar o resto da banda. Parece que o vídeo tem várias maõs do coletivo do Surface 2 Air, então está explicado.

* Ainda sobre os Midnight Juggernauts, o vídeo foi dirigido pelos franceses Rozan & Schmeltz, que têm no currículo "Hurricane Jane" do Black Kids, "We Are Your Friends", hino do Justice vs Simian Mobile Disco e até vídeo-terror estilo Blair Witch pro Cavalera Conspiracy.

* A quem interessar, algo mais sobre o Pink Floyd e o Live @ Pompeii, aqui.

* Abaixo, aquele vídeo-homenagem (ou, paródia/tira-sarro) do Beastie Boys ao Live @ Pompeii. Perfeito. Reparem nos takes aéreos, no close dos amplis (com carimbo Pink Floyd), etc:

Beastie Boys - Gratitude


* Mais algum? Lembrei do U2, mas ai que preguiça.

2 comentários:

az disse...

que legal, eu sempre atentei para essas semelhanças, mas nunca tinha pensado em colocar um nome. "técnica pompeii" soa deveras sensato. dá-lhe Bean! :)

eu lembrei de um clipe do NUCLEAR ASSAULT. mas é metal, ou seja, nada de figurino 70s, mas sim jeans skinny rasgado no joelho e Converse cano longo de couro branco!

bjo!

Unknown disse...

haha claro que vale! vou procurar o vídeo, Az. O visual 70's é mais para a falta de barriga (por que ninguém tinha barriga de cerveja nos anos 70?) que para a moda em si. =))
thanx