* Duas considerações antes de iniciar este post gastronômico, com a foto de um prato que por incrível que pareça foi feito por mim + ajudante, e não apenas experimentado em um restaurante qualquer:
1- Eu não cozinho. Sou apaixonada por molho à bolonhesa. Fazer um molho à bolonhesa como o da foto abaixo, muito mais gostoso que o do Gigio e que o do Jardim de Napoli vale sim uma menção no blog. Orgulho de mim mesma, pípol!
2- O título que pode soar pedante não é meu, mas sim da Rita Lobo, de quem copiei a receita.
* Atenção: se eu fiz é porque é fácil mesmo. E se eu postei, é porque é o "melhor EVER". Seriously.
Ai que orgulho, Brasil!
* Para o molho:
500g de carne moída
1 colher de sopa de óleo
3 colheres de manteiga
1/2 xícara de cebola picada
1 xícara de cenoura picada
1 xícara de salsão picado
1 xícara de leite
1 xícara de vinho branco seco
1 1/2 xícara de tomate italiano sem pele (com o liquido da lata)
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta do reino
* Modo de Preparo:
1- Ingredientes devem ser picados bem fininho ((nota da cozinheira preguiçosa: eu piquei tudo de qualquer jeito mesmo.))
2- Leve uma panela ao fogo médio. Junte o óleo, a manteiga e a cebola. Refogue, mexendo sempre, até que a cebola fique transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.
3- Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta e refogue, mexendo sempre, até que a carne perca a cor rosada de carne crua.
4- Junte o leite e mexa até que seque completamente. Tempere com uma pitada de noz moscada.
5- Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.
6- Abaixe o fogo, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo; caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. Se começar a secar, acrescente 1/2 xícara de água quente.
((Nota da cozinheira acidental: claro que meu molho quase grudou e quase queimou. Deu uma insegurança e acabei deixando no fogo somente por 2 horas. Funcionou mesmo assim))
* E isso! Daí é só escolher sua massa preferida e preparar conforme as instruções da embalagem. Ela sugeriu penne e foi o que usamos, mas para mim, macarrão à bolonhesa tem que ser com espaguete!
* Essa receita foi tirada do livro novo da Rita Lobo, A conversa chegou à cozinha", "O Melhor Molho à Bolonhesa Ever", página 125. A foto é minha! =)
5 comentários:
Comer...comer.... tudo de bom!!!!!!!!!!! Amei a receita!
Não sei cozinhar, mas se vc fez.... vou tentar fazer e depois conto o resultado.....
bjos
se eu fiz, qualquer um faz. Fato.
Hummmm, fiquei com tanta vontade que fiz hj mesmo em casa e deu super certo! Ficou ótimo...só não usei o salsão!
Bjos.
Vou tentar fazer o molho depois conto se deu certo.
Postar um comentário