* Esses dias o Chris Rock foi ao programa da Oprah para divulgar o documentário que ele fez sobre "Afro-American hair", o GOOD HAIR, que estreou nos EUA em outubro do ano passado.
* Em poucos minutos, ainda no programa, aprendi umas cinco novas palavras para penteados e tipos de cabelo em inglês.
* Eu nunca tinha pensado na palavra "permanente", por exemplo. Quem é dos anos 80 conhece bem essa palavra, seja mulher ou não. Todas as mães, sério, TODAS as mães "faziam permanente". Naquela época, cachos, frizz e cabelo "armado" eram tendência. Na verdade, não era nem "cacho". Era só frizz mesmo, e todas as mães se pareciam com a Cristiane Torloni na novela Baila Comigo:
* Eu, com toda a minha ignorância branca, sempre achei que "perm" era "permanente" no sentido: "encrespar" cabelo liso. Não sabia que, em inglês, "perm" é o nosso "alisamento". É óbvio, mas só me toquei depois de alguns "perms" citados no filme. Não sou a única: no programa, a Oprah teve que parar e explicar essa diferença para as "brancas" da platéia.
* O Chris Rock teve a idéia de pesquisar sobre o assunto quando a filhinha dele chegou chorando em casa porque queria ter "good hair".
* O filme fala basicamente das loucuras que (todas) as mulheres fazem em busca do cabelo perfeito. O foco é no cabelo da mulher negra (Afro-American Hair), mas a lição serve para todas as meninas que gastam muitos preciosos reais por mês para terem um "cabelo bom" que só outras meninas vão reparar. Para quem é morena e finge ser loira, é ruiva mas queria ser morena, é loira mas se jogou na tinta Corra-Lola-Corra, para aquela que quer alisar, quer enrolar, quer ter franja, cabelo Gisele, etc.
>> Recomendado para todos os tipos de cabelo:
>> Para quem não consegue ver vídeos aqui:
[ Chris Rock @ Oprah ]
[ Trailer Good Hair ]
2 comentários:
Quero muito ver este filme, valeu pela dica!
Aliás, tudo que o Chris Rock faz é bom.
O Chris Rock foi processado por plágio por esse filme, mas acabou ganhando o processo.
De qualquer forma, parece que a idéia original não foi dele.
Cláudio
Postar um comentário