segunda-feira, 11 de maio de 2009

Neurose: "I Sayz Don't Flush Toiletz!"


* Lembro que quando eu morava com uns irlandeses em Londres, há dez anos, eles tinham regras claras quanto ao uso do banheiro. Banho era 5 min no máaáximo. Perto da descarga tinha um aviso pendurado no azulejo: "If it's yellow, let it mellow. If it's brown, flush it down". Eeew! Precisa traduzir?

* Isso em 99, pensa, quando a neurose ambiental ainda era só uma marolinha. Mas na Europa, a preocupação era outra: lá água custa caro (muito caro!) e a campanha da "descarga seletiva" ("Selective Flush") era dura. Ultimamente muitas variações da frase dos housemates irlandeses andam pipocando por aí...

O Imposto sobre a Descarga

* Na Austrália, estuda-se uma maneira de cobrar o morador por cada descarga dada. A coisa está fugindo do controle ou é só impressão? É o "new radical toilet tax", imposto ainda em discussão, para um tal Government Flush Fund (foto). Segundo os professores que tiveram essa idéia, já existe uma cidade do Texas que aderiu ao imposto e tem obtido bons resultados.

* Fiquei com preguiça de ir até o Daily News da pequena cidade americana City of Bellaire, no Texas, para confirmar o depoimento.

Don't Flush Away The Future , Mate!

* Gostei do nome! No Canadá achei o "FlushMate", um dispositivo instalado na descarga que "economiza litros e litros de água por ano".

* Se você quiser saber como o FlushMate funciona, visite o site oficial.


* Daí roda pelo twitter a campanha nacional que quer convencer a gente a fazer xixi durante o banho

* O site é fofinho e tudo mais, mas querer ensinar o povo a gastar menos água pedindo que se faça xixi no banho é piada. Sem contar que no Brasil isso já vira uma desculpa para campanhas do tipo "Façam xixi (falar mijar em blog de menina é feio, né?) na piscina", "na rua", "no mar", "no poste", "no estacionamento", "na porta do estádio"...

* Existe campanha de conscientização de lava-rápido? E cartilha para o condomínio onde o faxineiro passa 6 horas "espantando folha" com jato d'água? E o buraco da minha rua que levou 3 dias para ser tapado, jorrando tanta água limpa que até mendigo vinha tomar banho? Xixi no banho my ass. "If it's yellow let it mellow", my ass também. Dou descarga quando eu quiser.

* Para quem não pretende mijar no banho, mas é consciente e quer controlar o tempo embaixo do chuveiro, que tal a Cortina de Banho Spiky?


* Vi no blog Inhabitat e achei sensacional. As "estacas" de plástico se enchem de ar e começam a te cutucar depois de 4 nem-tão-longos-assim minutos de banho! =))

* Claro que é uma obra em exposição - ainda. Criada pela artista Elisabeth Buecher e em apresentada numa feira de design em Milão! No post linkado na frase acima tem mais info.

ps: Não precisava nem dizer, mas é claro que a foto que abre o post é do I Can Has Cheezburger

Nenhum comentário: