quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

How Indie Rock Saved My Life

Salva-Vidas

* Finalmente comecei a ler o livro do John Sellers, "How indie rock saved my life". Impressões até agora:

1- falta o humor sarcástico do Nick Hornby.

2- ele podia ter escrito frases mais curtas e menos didáticas... Quem compra um livro desse sabe NO MÍNIMO o que indie rock significa, Mr Sellers.

3- e... pra quê tanta "nota de rodapé" (que expressão ridícula), hein??? Em algumas páginas as notinhas são maiores que os textos!!!

* Mas está indo bem, principalmente agora que tenho passado hoooras no trânsito. Melhor ler sobre indie-rock salvando vidas que sobre "Como ter um cocô perfeito"*, não é mesmo?

* O John Sellers tem um blog legal chamado Angry John Sellers. Além dos posts sobre suas viagens e palestras, ele publica quase que diariamente um: "Porque estou com raiva hoje". Um "twitter" raivoso como esse seria muito engraçado. Vamos fazer??? Ou já existe???

*ps: para quem preferir o papo "cocô perfeito na casa do pedrinho" da Revista da Folha desta semana, é só clicar aqui. Acho que por enquanto é só para assinantes!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Momentos Meigos: Amy, Keith & Malkmus


* "Minha irmã Amy": esse é o nome do artigo que o irmão da Amy Winehouse escreveu para o Times. Achei que fosse mais uma baboseira sensacionalista como as do pai dela, mas Alex Winehouse mandou bem e fez um texto fofo. Ele também fala da noite do Grammy e como o visto negado foi um presente para a família e para os amigos que ficaram lá até 4 da manhã com ela.

--> [ My Sister Amy ]

* Momento meigo 2: o neurocirurgião do Keith Richards, Andrew Law, acaba de se mudar oficialmente para a casa do doidão dos Rolling Stones. Imagina que conveniência esperta. Nada como ter um personal cirurgião em casa, neam? Dr Law está levando uma vida boa: além das viagens pelo mundo e das baladinhas com Guinness e fish & chips, ele entrou na folha de pagamento da banda!

--> [ Keith's Neuro Has Moved In! ]

* E finalmente, o meigo (não é, meninas???) Stephen Malkmus! Ele participa de um podcast legal no site do jornal TIMES e mostra músicas do disco novo, Real Emotional Trash. Adorei o nome.

--> [ Malkmus ]

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Até a bonequina da Betty é feia

* Fiquei sabendo pelo blog Pop Bytes que saiu a bonequinha da Ugly Betty!

* Até que ficou coerente. Muito feinha, coitada, parece que veio direto dos camelôs da 25 de março! Achei fofo que escolheram o poncho infame de figurino.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Revista Brazuca: o novo rock do Brasil

* O Senhor F manda avisar que "a revista francesa BRAZUCA acaba de lançar a coletânea O NOVO ROCK DO BRASIL, apenas on line"!

* O download é gratuito e são "19 representantes da nova cena independente brasileira. Na coletânea, estão artistas e bandas dos mais diferentes estados do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Acre, passando pelo Mato Grosso e Goiás, entre outros."

* O playlist é este:
Revista Brazuca:O NOVO ROCK DO BRASIL
(Seleção de Senhor F)

01 - Los Porongas – Ao Cruzeiro (Senhor F Discos)
02 - China – Jardim de inverno (Candeeiro)
03 - Superguidis – Mais do que isso (Senhor F Discos)
04 - Vanguart – Semáforo (Outra Coisa)
05 - Ludov – Ciência (Mondo 77)
06 - Beto Só – Meu velho Escort (Senhor F Discos)
07 - Violins – Manicômio (Monstro Discos)
08 - Hurtmold – Sabo (Submarine Records)
09 - O Quarto das Cinzas – Incontrolável (Independente)
10 - Charme Chulo – Mazzaropi incriminado (Volume 1)
11 - Cravo Carbono – Café BR (Ná Records)
12 - Móveis Coloniais de Acaju – Sem palavras (Independente)
13 - Pata de Elefante – Hey! (Monstro Discos)
14 - Autoramas – Hotel Cervantes (Mondo 77)
15 - Volver – Pra Deus Implorar (Senhor F Discos)
16 - Lucy and The Popsonics – Chick chick boom (Monstro Discos)
17 - Supercordas – 3.000 folhas (Trombador)
18 - Macaco Bong – Fuck you lady (Fora do Eixo Discos/Monstro Discos)
Bônus
19 - Pio Lobato – Tecno da saudade (Ná Records)
--> Para baixar:

Blog da Revista Brazuca

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Happy Indie-Geek Valentine's!

* Os blogs gringos sempre aparecem com alguma brincadeira legal no dia dos Namorados, principalmente o Action Squad. No ano passado eles fizeram aquela série ótima de cartões com bandas indies, lembram?

* Tinha o do Belle & Sebastian, o do Malkmus e até um "sou apaixonado, porém limpinho" pedindo para o Devendra tomar um banho de vez em quando.

* Este ano o Action Squad está mais "hipster" e tem cartãozinho de amor para namorado-indie-xiita que odeia o Pitchfork, para a parafernália do Daft Punk e até para a Feist. Veja a seleção completa aqui.

* Eu escolhi o do Flaming Lips:


* Para quem prefere seriados à música, o site da ABC colocou uns cartões bem cafonas de seriados para você se inspirar. Bem cafonas mesmo, e nem são tão engraçados assim.


* Os do Grey's Anatomy são os piores. Escolhi um do Lost - porque o Sawyer supera qualquer cafonice - e um da Ugly Betty, que é uma fofa. Mas se eu fosse você ficava com os do Action Squad para não queimar o filme.


* Escolha o seu aqui.

R.E.M. - Supernatural Superserious

* Eba, voltou! O vídeo "vazado" no YouTube tinha saído do ar ontem à noite, mas apareceu de novo na página oficial da banda.

* Sr Stipe, 48 anos, continua uma beleza.

R.E.M. - Supernatural Superserious

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

"Non ducor, duco"


* Eu tinha escrito um textinho sobre o final do Sampaist como o conhecemos, mas ficou tão piegas que desisti de postar. Deixo vocês com o "pronunciamento" do nosso editor Lemp, que ficou muito mais bonito e fino.

* O novo site vai se chamar Urbanistas, continua sendo um blog colaborativo e surpresa: nacional. Leia no final do post como participar. Parabéns ao amigos ("Ticos") do Sampaist (piegas mode-on novamente)! Eu me orgulho muito de ter feito parte da equipe! =))

* Leia o "comunicado oficial" na íntegra aqui.

"Quem costuma visitar o Sampaist deve ter percebido que de uns tempos para cá as atualizações diminuíram bastante, até chegarmos a uma parada completa. Esse período sem novas atualizações tem um bom motivo, que vamos explicar a seguir.

O Sampaist surgiu dentro da rede de blogs norte-americana chamada Gothamist, que engloba sites em diversas cidades pelo mundo. Depois de um período bom de crescimento, de nos tornarmos uma referência sobre a cidade de São Paulo, com indicações na Vejinha, Folha de S. Paulo, Estadão, The Guardian, Rolling Stone e outros, achamos que era hora de dar mais um passo.

Mas notamos que o Sampaist ficou engessado pelas restrições da rede Gothamist, uma vez que, para nós, ficava difícil fazer parcerias e novos projetos por estarmos longe do "carro-chefe" da rede, culturalmente e lingüisticamente falando.

(...) Por isso, a partir deste mês, o Sampaist deixa a rede Gothamist LLC. Percebemos que se seguíssemos não uma "carreira solo", mas uma carreira “nacional”, teríamos mais autonomia, mais afinidade, mais possibilidades.

Deixaremos de usar a marca Sampaist, mas seremos eternamente gratos e parceiros da rede Gothamist, que nos deu todo o suporte nessa empreitada. Passamos agora a atender “em novo endereço”, com um projeto maior, com o know how que conseguimos compartilhando experiências com eles, nossos leitores e outras redes blogueiras, como o Interney Blogs, Insanus e etc.

Fundamos, hoje, a rede Urbanistas, que vai reunir blogs como o nosso em diversas cidades do País, compondo um panorama não só de uma capital, mas do Brasil.

(...) Aproveitamos também para deixar o convite: quem quiser escrever conosco, capitanear um blog em uma capital brasileira, é só entrar em contato!

PS: (...) A frase "Non ducor duco" está no brasão da cidade de São Paulo e quer dizer “Não sou conduzido, conduzo.(...)"

"Pede pra sair!" x "Ask to quit!"

"You're a bufoon!"

* Que dó do Capitão Nascimento berrando em inglês frases tão patéticas quanto "You're a bufoon!". Pior ainda: sendo 'dublado' por uma mulher. Em tradução simultânea. Com legendas em alemão.

* Não dá para ficar pior que isso. Ou dá, já que a coitada da mulher ainda teve que 'dublar' o pelotão inteiro do BOPE, berrando coisas que só fazem sentido em... bem, que não fazem sentido em língua alguma.

* Claro que mais da metade da "graça" do Tropa de Elite (em inglês, "The Elite Squad") depende da linguagem, então imaginem a cara das pessoas durante a primeira exibição internacional do filme ontem, em Berlim. Segundo o G1:
"(...) a maioria das expressões que fazem do filme um dos mais citados do cinema brasileiro recente não foi simplesmente traduzida. Como traduzir, e narrar, ao mesmo tempo, expressões como “vaza”, “xaveco”, "caveira!" (o grito de guerra do BOPE era simplesmente ouvido, mas não houve como explicar para a platéia o que significava o tal grito toda vez que ele era repetido no filme). (...) Sem contar que "põe na conta do papa" não tem a mínima graça quando traduzido para "on the pope's account".
* Eles fizeram uma tabelinha ótima mostrando a tortura que fizeram com a tradutora de plantão:

--> Para ler: [ Estréia Internacional de Tropa de Elite ]

* Para completar, a revista Variety considerou o filme "fascista". Jura? E a gente nem tinha percebido, hein? Segundo o crítico Weissberg, "ainda que o filme tenha sido o mais visto de 2007 no Brasil, o público de filmes de arte não deve perdoar o inescapável ponto-de-vista de direita".

* Eu tenho muita preguiça do "público de filmes de arte".

--> Para ler: [ Variety Aponta Fascismo em Tropa ]

ps: apesar dos diálogos terem passado em branco, a reação da imprensa internacional foi "positiva", segundo o G1. Diz o artigo que, "a imprensa estrangeira, obviamente, não entendeu metade das tiradas hilárias do Capitão Nascimento, mas adorou a “cena da granada".

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Banksy em vídeo

* E por falar em Banksy, apareceu no YouTube um vídeo com o próprio em ação! Raridade.

* Ele ainda comenta sobre seu grafite-político enquanto pinta a Monalisa "perigosa". Aqui:

Banksy em ação, Londres

Camden pega fogo, Banksy é deletado

Photographing, foto tirada do Flickr da akanekal.

* Camden Fire, February 2008: O Flickr já tem seu grupo para fotos do fogo que atingiu o mercado de Camden Town, em Londres. =( Clique no link para ver todas as fotos.

* O Londonist fez posts atualizados a cada meia hora, com dados da BBC e fotos do próprio editor, Mat Brown. Leia aqui.

* O fogo destruiu um dos pubs mais legais do bairro, o Hawley Arms.

* E enquanto todo mundo se preocupava com o incêndio, um idiota teve o trabalho de apagar a "Empregada" do Banksy, que ficava ali perto da estação de Chalk Farm. Via Londonist.

Aqui jaz... The Maid, by Banksy


So 80's!

* Eu adoro passear por sites de camisetas vintage, principalmente aquelas com as cores bem desbotadas.

* E tchanaaaaam: olha o que eu achei no site da Palmer Cash! Perfeita para fazer as pazes com a legião agressiva de fãs do Jared Leto:

YES, I DO!

* E já que a nostalgia deixa, alguns blogs americanos andaram 'postando' esse apelo desesperado do ator Corey Haim, pedindo que Hollywood o tire do ostracismo. Eu a-ma-va o Corey, principalmente naquele filminho água-com-açúcar, Lucas (1986).

* Já percebi ali que meu negócio eram os nerds. O filme ainda tinha a Winona Ryder como a rainha dos nerds e o Charlie Sheen como galã.

Força, Corey!

O Ano Começou?

Foto do Flickr da Funhell

* O último gringo foi embora na sexta e o "albergue da Bean" fica temporariamente fechado. Em março estamos de volta. =)

* Aconteceu tanta coisa em janeiro, que meu ano parece ter avançado oito meses: a infernal - porém chic - TopShop resolveu devolver meu dinheiro indevidamente descontado depois de uma ameaça sutil de processo; recebi uma proposta de emprego; levei um calote fenomenal de uma editora que até então se dizia ser "cheia da grana", foram-se os gringos e a flatmate de vinte anos e a casa agora é só minha (ainda refletindo seriamente se vou ter dinheiro para bancar o apê sozinha); no Carnaval mais parado de todos os tempos, acabei com a fantasia de DJ na Funhouse e discotequei com o Lúcio e com o "Dj Diggle" (U.K.) até então um mero hóspede do albergue, aprendi a cozinhar sem receita (aham), e parei definitivamente de tentar solucionar os mistérios do LOST.

* E pensar que o ano, na verdade, nem começou. Só volto esta semana ao trabalho depois de seis meses de "férias". Até a rinite voltou de nervoso.

* Só nesse final de semana pude checar TODOS os blogs e perdi tanta coisa! Também consegui adicionar blogs novos à lista de amigos, que estava ali empoeirada.

* Já vi que as meninas do Frango com Banana mudaram o visual do blog, adorei. Elas postaram uma receita nova para o tal Frango com Banana (versão2), vai lá.

* Dando uma olhada atrasada nos blogs que me adicionaram, achei o Aforismo, que mistura notícias de jornal com ficção. Os contos são ótimos. * Também via technorati conheci o blog FruFru, e passei hooooras lendo os posts curtos e cheios de links interessantes. Muito bom. Foi lá que fiquei sabendo que o Michael Haneke fez uma versão 'americanazada' do seu filme "Funny Games". Pra quê????? A "Frufru" postou o trailer no link ao lado. Michael Pitt está ótimo, mas realmente, não precisava.

* E o blog Morrendo Lentamente questiona a falta de noção da assessoria de imprensa da revista Claudia, que aprovou uma foto da atriz Letícia Spiller com um "baseado" na boca. O "baseado" é um óculos, mas também levei o mesmo susto quando vi a revista nas bancas. Foto tirada do blog do Álvaro, "um índio latino".

* A Carol (jornalista e amiga Sampaist, que agora mora em Londres) reativou o blog! Visitem o Rastros Arquivados.


* Esse "gerador de jargão" do filme Juno ("Juno Jargon Jenerator") saiu do blog das meninas do 2 Way Monologue (também com visual novo!). Fofo, não? Experimentem, ele funciona!