segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TURQUIA - parte 5: Beyoglu

* Uma das dicas que recebemos era a de ficar pelo bairro de Beyoglu. Não nos hospedamos lá, mas acho que foi um dos lugares mais legais que visitamos na cidade. Dá para perambular o dia todo pelas ruazinhas, parar nos melhores restaurantes da cidade e ainda, passear belos "meyhanes" à noite, sempre lotados.

* A sugestão de passeio foi dada pela Madalosso. Como ela passou mais de um mês em Istambul, nem cogitamos mudar a ordem das coisas.

* Começamos pela Torre de Gálata (acima), que dá essa visão 360 graus da cidade. Mega turístico, mas é tão rápido que não custa fazer (a subida é com elevador - à noite, o lugar vira uma balada cafona pra turista ver).

* Cruzando a praça, você cai na rua GALIP DEDE CADDESI, a rua dos instrumentos musicais de Istambul:



* Ainda na Galip Dede, a livraria Librarie de Pera, que vende edições raras e gravuras da cidade, além de caixinhas vintage, mapas e cartões postais antigos.

* Ao fim dessa rua, está a ISTIKLAL CADDESI. É a rua principal do bairro, onde fica a maioria das lojas. Dá para andar por ela inteira e voltar do bondinho! =)


* Essa dica foi da Lígia: ainda na Istiklal, você vai achar a KOSKA, uma das docerias mais antigas. Dá para comprar caixinhas de doces turcos/árabes fechadas, ou montar a sua própria caixinha com doces frescos escolhidos no balcão. Hummm. Gostei de todos, mas ela pediu que eu experimentasse o de chocolate com pistache... Sensacional.

* Também na Istiklal, no número 227, fica o Hotel Richmond. No sexto andar deste hotel está o restaurante Leb-i Derya, indicação da Alê e assunto do último post. Um daqueles que tem uma super vista e que é uma ótima opção para o final da tarde, com pôr-do-sol (não tivemos essa sorte: o invernão com nuvens reinava nesse dia).

* Não fomos, mas outra indicação (unânime) é o bar-restaurante 360, também na Istiklal, 32/309. Foto do site:

* Saindo do Leb-i Derya, dá para andar até a rua YENI ÇARSI CADDESI e virar nela à direita. Seguindo por ela, você vai chegar até o bairro de ÇUCURCUMA, com lojas de antiguidades, roupas, objetos, galerias de arte escondidinhas e de jovens artistas, lojinhas de bagels e muito grafite pelas paredes. =) Delícia de passeio.

Umas das lojinhas de antiguidades de Çucurcuma

* Se você ainda estiver por lá à noite, dá para experimentar as famosas entradinhas turcas, as mezzes, nos bares da região. Ali vira uma Vila Madalena, muita gente circulando. Quando fomos estava bom-ban-do, mesmo com um frio de rachar. Não esqueçam de fazer reserva (pelo menos se a intenção for visitar algum restaurante tradicional)!
* Os meyhanes (literalmente, "tabernas") são "botecos" que servem bebida alcoólica. Não sei se esses aceitam reserva, mas dá para pular de um pra outro - se você achar mesa.

>> Gatos de Beyoglu:




A minha preferida. Foram feitos um para o outro. =)

--> POSTS ANTERIORES:

[ Turquia - parte 1: Turcos ]
[ Turquia - parte 2: Estrada ]
[ Turquia - parte 3: Paredes ]
[ Turquia - parte 4: Comidinhas ]

2 comentários:

Daniel disse...

Eu quero a guitarra para minha coleção.

Marcos disse...

Nossa!!!!!!!!! Que maximo! amei suas fotos. Minha próxima viagem: Turquia.